Na Viegas Editora, escolhemos sempre um acabamento de alta fixação e maior durabilidade que é baseado na a junção da cola hot melt com a costura, trazendo, assim, um acabamento impecável para seu livro.

COSTURA

A costura é a técnica ideal para aplicação em lombada quadrada. Este acabamento é feito com linhas que unem as páginas sem colá-las, permitindo que o livro se abra totalmente sem ser danificado e possibilitando o melhor manuseio da peça.

É uma das mais antigas técnicas usadas nos acabamentos gráficos. Sua utilização até hoje se deve a sua simplicidade e sua eficácia. O material costuma ter vida útil bem longa, desde que sejam seguidos os cuidados adequados
 

COLA HOTMEL

Adesivo Hot-Melt 100 % sólido, formulado à base de resinas sintéticas, polímeros, ceras, etc. Especialmente desenvolvido para colagem de lombada e lateral de livros / revistas em geral. É a cola mais usada em livros com ou sem costura.

COLA PUR

A cola PUR é aplicada especialmente em lombadas quadradas de livros e revistas. Ela passou a ser bastante utilizada depois da implementação do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), como alternativa à costura do miolo. A cola PUR é um tipo de material bem mais forte e resistente que o hot melt, que consegue fixar todas as páginas do livro; ótima para materiais com muitas páginas. Possui alta fixação em todos os tipos de papéis, conseguindo cobrir todas as extremidades do material. É uma das mais efetivas e requisitadas colas disponíveis no mercado. Nos livros com costura o uso da cola PUR é desnecessário, pelo que aí se opta pela cola Hot-Mel. Mas em libros com muitas páginas e sem costura a melhor opção será a cola PUR.

Como o processo de lombada quadrada com cola PUR e Hot Melt é realizado?
Para aplicação da cola na lombada do livro ou outro material impresso é necessária a utilização de uma prensa. Essa prensa segura as páginas do livro na vertical, assim é colada as páginas do livro a lombada quadrada.

Esse processo de colagem, acontece de forma independente ou em uma linha de montagem. Aqui o acabamento da lombada, acontece da seguinte maneira. Primeiramente acontece a intercalação dos cadernos, depois acontece a colagem e finaliza com o refile trilateral.

REFILE

O refile é um acabamento obrigatório, motivo pelo qual já está incluído nos orçamentos previstos por todas as gráfica. Ele tem como objetivo deixar as folhas do livro em tamanhos iguais. Para isso, é feito um corte linear, que iguala as dimensões e evita que saiam em tamanhos distintos na hora da impressão. O refile também serve para tirar as marcas de corte que são feitas para delimitar dimensões depois da impressão. É aqui também que as linhas de margem são cortadas, para que nada mais, a não ser a arte, apareça no impresso final.

 

Antes de terminar todo o processo, ainda se usa a técnica refile trilateral para dar os formatos finais desejados.

 

Apesar de simples, o refile é extremamente necessário e influencia diretamente na qualidade final do material. Um refile mal feito pode acarretar em bordas brancas, perda de informações importantes e uma sensação de “aspereza”

CABECEADO

O cabeceado é usado na cabeça e pé da lombada do miolo do caderno, consolidando a costura e mantendo unidas as pontas dos cadernos. É um acabamento muito usado nos livros de capa dura. Acessoriamente, também protege o espaço entre a lombada e a capa da penetração de sujeira e insetos.

GRAMPO CANOA

A técnica “grampo canoa/ grampo cavalo” é o tipo de encadernação na qual se grampeiam as folhas, e o miolo se prende à capa por meio dos grampos. É usada idealmente para livros com menos de 50 a 60 devendo sempre ser seu número um multiplo de quatro.

Acabamento do miolo de livro