Papel, acabamento e encadernação para capa de livro

PAPEL

Para orçar o valor de impressão de seu livro, você precisa escolher o tipo de papel e gramagem de sua capa, assim como o tipo de acabamento pretendido, pois tudo isso é parte determinante na estrutura de custo de produção do livro.

SUPREMO ou CARTÃO TRIPLEX

Supremo é o nome comercial dado ao papel Cartão Triplex que é fabricado exclusivamente com celulose branqueada, é um papel muito resistente, devido à sua alta gramatura, e textura extremamente lisa. Geralmente são bem colados em formatos, com acabamento monolúcido, alisado ou super-calandrado. Ideal para capa de livro

Disponível nas gramaturas 250 g/m², 275 g/m², 300 g/m², 325 g/m² e 350 g/m²

ACABAMENTO

Os acabamentos são técnicas usadas para dar um aspeto diferenciado e mais nobre às capas. O brilho da envernização, a elegância do fosco, a modernidade da metalizado e o charme do relevo são algumas das opções. Dentre tantas alternativas, vale a pena ponderar qual a que mais se adequa às suas necessidade e orçamento.

LAMINAÇÃO

Laminação é uma fina camada plástica que, depois de terminada a impressão, é aplicada, através de máquinas específicas, nas capas dos livros, com o intuito de melhorar a sua qualidade e durabilidade. O acabamento fica impecável, discreto e elegante, agregando valor ao livro. A laminação é aplicada em toda a face do impresso, não podendo ser aplicada apenas em alguns detalhes (como acontece com o Verniz UV Localizado, por exemplo).

 

Laminação brilho: é uma película plástica brilhante que reflete bastante a luz e traz um acabamento chamativo à capa. Opção excelente quando o objetivo principal é evidenciar as cores e deixá-las mais vivas e saturadas.


A laminação fosca: é uma película plástica fosqueada cujo resultado final da um toque muito fino, atraente e marcante nas capas dos livros. 

De um modo geral, para capas de livros, recomendamos a Laminação Fosca.

VERNIZ UV

O Verniz UV (assim chamado devido ao seu método de secagem que ocorre através da exposição à radiação ultravioleta) é uma camada de tinta transparente aplicada na capa do livro (desde que nos papéis couché ou cartão), com o intuito de melhorar a sua qualidade e durabilidade. Este enobrecimento proporciona um brilho intenso ao local onde é aplicado, sofisticando o resultado final do produto. Existem algumas formas diferentes de aplicação do Verniz UV, tais como: Verniz UV Total Frente (aplicado em toda a frente do material), Verniz UV Total Frente e Verso (aplicado em toda a frente e o verso do material), Verniz UV Localizado (aplicado em apenas alguns detalhes do impresso, tais como fotos e textos, realçando estas partes).

O verniz total brilho valoriza o material com brilho e lisura, sendo ousado e discreto ao mesmo tempo.

RELEVO

Ainda que

COUCHÉ

Couche: 

ENCADERNAÇÃO

Há três principais métodos e tipos de encadernação aplicados a livros e revistas, com o intuito de facilitar o manuseio e de unir as suas páginas. 

CANOA

O método canoa de encadernação consiste em grampear as folhas, sendo principalmente utilizado principalmente em revistas e livros infantojuvenis. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Não é muito indicado para volumes com muitas páginas (acima de 60), nem para papéis de alta gramatura, pois isto dificulta a dobra e prejudica o acabamento.

LOMBADA QUADRADA

A encadernação com lombada quadrada pode ter seu miolo colado de diversas maneiras, em métodos mais tradicionais através de costura ou com tela, mas atualmente são mais empregados métodos com cola como Hot Melt ou PUR, com ou sem costura.

CAPA DURA

O processo de encadernação Capa Dura é aquele que que as folhas são costuradas e coladas na capa e contra capa. Capa e contra capas deverão ser forradas com Courinho. Oferecemos o material em diversas cores. Existe ainda a opção de gravação da capa pelo processo Hot Stamp. Esse tipo de encadernação é indicado para trabalho de conclusão de curso e livro fiscal por exemplo.

Lembre-se que para qualquer tipo de encadernação escolhida, é necessário prever uma margem de segurança próxima da área onde será a encadernação, para não sobrepor imagens ou textos.

(98) 3251-3744 - (98) 99612 2384 - (98) 98283 2560

jaaviegas.editora@gmail.com

© 2020  J. A. A. Viegas Editora (São Luís - MA - Brasil).