VIEGAS EDITORA
DO MARANHÃO PARA O MUNDO
Editora Independente - Produtora e Gestora Cultural
Book Trailer.
O Book Trailer, como o próprio nome sugere, é uma ideia oriunda do cinema.Todos os filmes, ou pelo menos os mais interessantes, possuem um trailer, que nada mais é do que um trecho da obra editado com as principais e mais importantes cenas, geralmente utilizado como material promocional e transmitido antes da estreia do filme original com a intenção de chamar a atenção da mídia, crítica e público em geral. O conceito do book trailer adotado pelos profissionais de marketing das editoras, é o mesmo do cinema, chamar a atenção, só que neste caso, do leitor. Recomenda-se que um book trailer tenha uma duração mínima de 60 segundos e máxima de 120 segundos.
O visual de um book trailer é como a capa de um livro, precisa ser chamativo e dar uma ideia dos conteúdos e temas, de forma concisa e direta focada na mensagem a ser transmitida, com um tempo e corte ágeis. Para tal, seleciona-se poucas palavras ou frases com objetividade e imagens com força (originais o quanto possivél), assim como uma boa música ou sonoplastia para criar o ambiente. Na criação e produção de um book trailer é importante achar o tom certo do vídeo. Imagens em movimento pedem sincronia e equilíbrio de todos os elementos. Quanto mais direta e eficiente a mensagem, melhor.
Teaser.
O teaser, em vez do book trailer, é algo que “provoca”, muito mais do que “algo que conte”. É elaborado com frases de impacto para chamar a atenção do leitor, permeadas com cenas e imagens do livro e da história, e tudo isso envolto com uma bela música de fundo. Em média, um teaser tem 20 segundos.
O resultado final, tanto de um book trailer como de um teaser, costuma ficar muito bonito e vendável, sendo que a maioria consegue despertar no leitor o desejo de ler e de comprar o livro.
No entanto, não basta ter um bom vídeo pronto. É preciso divulgá-lo da forma certa, seguindo uma estratégia que defina o seu público-alvo e estimule a interação, fazendo com que outras pessoas se envolvam e compartilhem. Isso pressupõe também um trabalho de acompanhamento com respostas aos comentários, uma busca constante de novos canais de divulgação para gerar diálogo e troca de ideias em torno da obra promovida. Por fim, ainda será preciso um trabalho de clipping que permita avaliar o resultado. Quem viu, como viu, de onde veio, opiniões, repercussões e avaliação. Para esse fim, veja nossos serviços de assessoria de imprensa e clipping.