Divulgação

 

De nada serve colocar seu livro em todas as livrarias e esperar que venda. Nada se vende sem divulgação. E com divulgação certa você não precisa dispersar suas soluções de vendas, mas sim concentrá-las.

 

Para auxiliar na divulgação de sua obra, instrumentos como os que apresentamos nas sub-abas de "divulgação e venda" (book trailer, teaser, site de autor com loja online e campanha de webmarketing) e demais soluções no âmbito do coaching editorial, são elementos de suma importância para o sucesso de suas vendas.

 

Venda

 

Por vários motivos, entre os quais os a seguir expostos, não recomendo que se adote uma estratégia de vendas em livrarias comerciais, para obras de escritores independentes:

 

Você vai pagar comissões entre 40% e 60% do preço de capa por cada livro vendido, além de assumir todos os custos da logística de entrega do livro até o estoque da loja ou da distribuidora.

As livrarias só receberão seus livros na forma de venda em consignação, ou seja, só vão pagar se o livro vender. E se vender ainda assim terão de reconhecer essa venda (você vai lá verificar e contar os livros expostos e em estoque?), por isso a dívida das grandes livraria com as grandes editoras soma milhões.

 

Além do mais, para colocar seu livro em lugares de destaque nas livrarias comerciais será preciso pagar por estes espaços.

Mas a parte pior é que para adotar uma estratégia de vendas em livrarias comerciais é preciso realizar um grande investimento inicial não só imprimindo uma grande quantidade do seu livro (algo em torno de 3.000 a 5.000 livros no mínimo) para abastecer um numero mínimo de redes livreiras que possa justificar a escolha por essa estratégia, como ainda distribuindo marcadores de texto, display de gôndola, flyer, folheto ou take one com uma resenha ou sinopse de seu livro, sem esquecer o custo com anúncios em revistas e catálogos das livrarias em revistas e jornais, outdoor, busdoor, cartaz, assessoria de imprensa, participação em feiras e eventos literários, envio gratuito de livros para os formadores de opinião, etc.

 

Por fim, se você não criar sua própria editora (para não perder o control de sua obra e reduzir controlar seu investimento) ou editar através de uma editora (geralmente com um investimento altíssimo e perda de control real de vendas) e for tentar atuar como autor, pessoa física, sua chance de ter seu livro aceito será próxima de zero nas grandes livrarias e nas pequenas que aceitarem seu livro saiba que o fazem tão só porque não vão realizar o registro fiscal da entrada nem da saída de seus livros e provavelmente você poderá ter dificuldade no momento pedir a prestação de contas.

Isso quer dizer que vender livros de autores independentes numa grande livraria física é algo impossível? Não se você recorrer à AMEI - Associação Maranhense de Escritores Independentes, a única entidade no estado do maranhão a ter um regime especial de consignação reconhecido pelo SEFAZ para acolher, em sua Mega Livraria e demais filiais, as obras de autores independentes de forma legal e totalmente segura.

 

Se a sua estratégia for baseada num miste de venda em Livraria física associativa na sua cidade ou estado aliado a vendas pela internet (seja através de um site próprio seja através da loja online da livraria parceira), as coisas já começam a ficar um pouco mais adequadas a sua real necessidade.

 

Todos os livros produzidos pela nossa editora estão disponíveis para venda e envio para todo o Brasil através da livraria Onlinna da AMEI que podem visitar através do link abaixo (clique na logomarca da Livraria)

Livraria AMEI png.png

(98) 3251-3744 - (98) 99612 2384 - (98) 98283 2560

jaaviegas.editora@gmail.com

© 2020  J. A. A. Viegas Editora (São Luís - MA - Brasil).