VIEGAS EDITORA
DO MARANHÃO PARA O MUNDO
Editora Independente - Produtora e Gestora Cultural
Antes de mais, importa explicar que você não adquire um desenho ou uma ilustração, já que como todo o elemento criativo é uma peça que está sujeita a direitos autorais. Assim, a não ser que fique estabelecido no contrato, o ilustrador permanece dono dos direitos de reprodução (copyright) do trabalho que faz. Você, em geral, compra o direito de usar determinada ilustração por determinado período de tempo e com determinado propósito. Se o tempo de uso previsto for prolongado, ou se você pensar em utilizar a mesma ilustração em outro meio, deve voltar ao ilustrador para discutir uma nova remuneração. O ilustrador pode ainda exigir crédito: ou seja, que em algum lugar junto da ilustração, onde quer que ela seja usada, uma pequena frase ou assinatura mostrem que foi ele que fez.
A definição do preço de cada ilustração ou desenho será orçada a partir de três critérios: Complexidade, aplicação e urgência.
A complexidade depende do meio empregado (digitalbico-de-pena, aquarela, pintura a óleo) e do grau de realismo do desenho ou da ilustração. Quanto maior o realismo, maior a complexidade.
O item aplicação mede onde você vai usar o desenho ou a ilustração que está pedindo. De modo geral, quanto menor a complexidade e menos ampla a aplicação, menos você tem de pagar.