top of page

Leitura crítica de original

LEITURA CRÍTICA SIMPLES:

 

Se você escreveu um livro mas não tem certeza se ele está adequado ao seu público alvo, se quer uma opinião sincera ou uma ajuda com alguma questão pontual, saiba que através da nossa leitura crítica realizamos uma avaliação prévia que lhe possibilitará ter claro qual a potencialidade de sua obra do ponto de vista editorial. Haverá ainda lugar a uma análise cuidadosa de texto, onde serão feitas anotações durante a leitura.

 

LEITURA CRÍTICA COMPLETA:

 

Nessa análise e leitura cuidadosa de texto, avaliamos seu original e faremos anotações durante a leitura referentes a diversos aspectos:


Coesão ou Continuidade Integração entre frases, parágrafos, capítulos, e tramas do livro, verificando se o autor mantém na sua obra uma linha narrativa que facilita a leitura, ou se dá “pulos” que podem confundir o leitor.


Consistência Qualidade da obra de manter a mesma forma narrativa em sua totalidade, ou dentro de cada trama que, eventualmente justifique formas narrativas diferentes.


Coerência Capacidade do autor de criar uma realidade coerente para sua história, sem presença de elementos ou situações que possam criar descrença na realidade apresentada.


Concisão Qualidade do texto que não apresenta “pontas soltas”, evita rodeio ou excesso de detalhes que em nada contribuem para a história e não impactam no ritmo da leitura.


Clareza embora a falta de clareza por si só não possa ser usada como um indicativo da qualidade da obra, importa estar consciente de que um texto muito rebuscado, com excesso de palavras eruditas ou de detalhes interrelacionados perturbam a clareza de leitura da obra,


Cadência Resulta da velocidade de leitura decorrente da fluidez e clareza do texto, e da organização das tramas e capítulos. A cadência está associada a diversas outras características do texto, incluindo a concisão e a consistência.


Correção A avaliação da correção visa indicar se a obra precisa ou não de uma revisão profissional ou até de um copidesque.


Diagramação Avaliação da diagramação quando o original entregue já está diagramado.


Linguagem Avaliação da “voz narrativa” indicando se há alguma característica específica da linguagem nos textos que possa ajudar ou  prejudicar a leitura.


Suspensão da descrença Somatório de todas as características do original, indicando se ele consegue garantir a apropriada imersão do leitor na obra, ou se, por algum motivo, o leitor pode vir a sentir dificuldade a adentrar na narrativa.

 

Findo a analise os detalhes da trama, a verossimilhança, a estrutura narrativa, a criação do eixo poético, a postura lírica, o cenário, as personagens, o foco narrativo, o uso vocabular, a relação do autor com o leitor, a densidade do tratamento temático... Reforçamos e apontamos os pontos fortes da obra assim como suas fraquezas, dando orientação de transformação e sugestões de melhoria (quando necessário), ressaltamos quais os momentos bem-sucedidos da escrita, fazemos algumas sugestões de reescrita e apontamos direções para o trabalho de revisão ou copidesque, pois é preciso ressaltar que o autor é que tem a autoridade total e final sobre a visão de sua obra.

 

Por fim, a leitura crítica é também uma forma de obter uma “prévia” da reação do público leitor ao texto que você escreveu e medir sua receptividade.

IMPORTANTE: Recomendamos a leitura crítica de uma obra apenas quando ela já estiver em sua versão final pelas mãos do autor, quando o autor já sente que o texto está pronto. A Leitura Crítica poderá ajudar muito na fase de revisão ou copidesque.

bottom of page