A forma de apresentação é tão importante quanto o conteúdo e diz muito sobre a atenção e cuidados dispensados à obra pelo autor.

 

No entanto muitos autores desavisados focam suas atenções no texto e na impressão e ignoram o quanto um projeto gráfico ruim pode comprometer muito seriamente a performance do seu livro, tornando a experiência de leitura fastidiosa e pesada.

Um projeto gráfico profissional costuma ser definido pelo Editor auxiliado pela Supervisão Editorial num brainstorming com o designer, capista e diagramador. 

Em uma reunião

Projeto gráfico

O projeto gráfico vai sugerir o melhor formato do livro, o tipo de  papel e gramatura de capa e de miolo mais adequada para ser impresso, o tipo de acabamento do livro, se será colorido ou preto e branco, a posição das imagens, cabeçalhos e legendas, como ficará a “mancha” de impressão, o espaçamento entre linhas, o tamanho da fonte, qual será a família tipográfica. Há tipografias que são adequadas para os títulos, para entradas de capítulos e corpo do texto. A tipografia deve ainda ser adaptada conforme o segmento e objetivos da obra, bem como a faixa etária a qual o livro se destina.

Num mercado editorial, onde cada vez mais predominam os autores independentes, a competitividade aumentou muito, sendo necessário causar uma boa impressão logo no primeiro olhar do potencial leitor. A capa se revela um dos factores que fará esse potencial comprador pensar duas vezes em deixar o livro na prateleira em vez de embarcar na sua leitura.

Por isso, as capas de livros são um capítulo à parte no projeto gráfico, pois além de poderem ser verdadeiras obras de arte, e o melhor vendedor do seu livro, devem conseguir passar ao potencial leitor, em poucos segundo, a "personalidade" da obra, a qual deverá também transparecer em todo o projeto gráfico do miolo do livro cujos elementos gráficos, devem ser escolhidas com muito cuidado, para não acabar poluindo o visual das páginas com com efeitos desnecessários como marcas d’água e ilustrações decorativas que só deixam o projeto gráfico poluído demais.

 

Somos especialistas e fazemos um projeto gráfico exclusivo para cada livro com elementos gráficos definidos pensando-se no público-alvo e respeitando a personalidade e o desejo de cada autor.