O processo de produção de um livro envolve um grande número de profissionais, com atribuições diferentes, embora possam, em certos momentos, se sobrepor.

 

Na Viegas Editora a Supervisora Editorial é a pessoa que acompanha a obra através de todas as fase da editoração fazendo a ponte entre o autor e os profissionais envolvidos: revisor, ilustrador, produtor gráfico, designer gráfico, capista, diagramador, bibliotecário, editor. Ela define com o autor a dimensão mais adequada para o livro, se sem orelhas ou com orelhas e de qual dimensão, qual o melhor tipo de papel para a capa e o miolo, etc.

1604532833_247206.jpg

Também é a pessoa que define os objetivos de desempenho e prazos de cada profissional envolvido, sempre observando os altos e rigorosos critérios de qualidade da Viegas Editora, organizando o fluxo de trabalho e o cumprimento das tarefas dentro do cronograma estabelecido para cada obra.

Por fim, miolo e capa diagramados segundo as orientações da Supervisora Editorial, o texto volta para que a Supervisora Editorial, antes de enviar os PDF de capa e miolo para aprovação final do autor, verifique se o sumário está de acordo com o “miolo”, capas, quebras de texto, se há conformidade de todos os padrões, viúvas, órfãs, forcas... Enfim, tudo o que se refere ao texto do material já diagramado. 

Aprovadas as provas virtuais de capa e miolo pelo autor, se iniciará então a última fase, à da Impressão, acabamentos, e transporte.

Supervisão Editorial