Vetorização é o nome dado ao processo de transformar uma imagem bitmap em vetores.

 

Geralmente é necessário vetorizar uma imagem bitmap quando precisamos melhorar sua qualidade gráfica. Os vetores, por não dependerem de resolução, são mais adequados para artes finais, logomarcas e ilustrações. Podem também ser redimensionados e alterados facilmente, facilitando a composição do layout. A vetorização também é utilizada para criar novas imagens a partir de uma foto.

Assim, por exemplo, se você baixar uma figura digitalizada sem vetorização e visualizá-la no Adobe photoshop, Corel photopaint ou programas similares, vai ver que a imagem tem, por exemplo, 279 pixels na largura por 241pixels na altura. Isso quer dizer que, o desenho tem 279 quadradinhos na largura multiplicados pelos 241 quadradinhos da altura que dá um total de 67.239 quadradinhos, cada um com sua cor. Esse tipo de configuração gráfica dificulta o trabalho de quem precisa fazer uma impressão com qualidade, seja ela ampliada ou não, do desenho. A imagem vai ficar c/ sua resolução comprometida. Já os gráficos vetoriais, podem ser ampliados e editados à vontade que sua resolução vai ser sempre a mesma.

 

Se uma imagem vetorizada de 100X100 pixels tem 100Kb ela também terá 100Kb se ampliarmos ela pra 1000X1000 pixels e mais, sua qualidade permanecerá inalterada!

Vetorização